Tenha esperança!


Nos dias de hoje, de modo geral, a tendência natural é ficarmos sem esperança. Vivemos rodeados de pessoas pessimistas e negativas, até mesmo alguns de nós são assim! E diante das situações da vida, da perspectiva da sociedade, dos noticiários do jornal, fica cada vez mais difícil experimentar a esperança. Talvez você esteja se perguntando: como ter esperança? Mas esta não é a pergunta certa, não é como ter esperança, e sim: Em quem depositar nossa esperança? A esperança não é um sentimento, nem um conceito filosófico, é uma pessoa: Cristo é a única esperança.

Mas mesmo comprometidos com Ele, ainda vacilamos diante das pressões, diante das nossas lutas, do pessimismo ou de uma sociedade corrompida ficamos desesperançosos, desesperados, mesmo sabendo que Cristo pode nos fazer viver dias melhores. E essa, infelizmente, não é uma novidade no cristianismo. Veja um episódio da história do povo hebreu:

Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito?" E disseram uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!" Então Moisés e Arão prostraram-se com o rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas. Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda a comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde há leite e mel com fartura, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!" Mas a comunidade toda falou em apedrejá-los. Então a glória do Senhor apareceu a todos os israelitas na Tenda do Encontro. E o Senhor disse a Moisés: "Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?" (Nm 14.1-11)

Calebe e Josué tinham passado exatamente pelas mesmas situações que o restante do povo passou, mas, ao contrário de todos, mantiveram a esperança. Qual era o diferencial deles? Que lições podemos tirar deste exemplo? Como ter e manter a esperança?

Defina corretamente quem é sua esperança. “Pois tu és a minha esperança, ó Soberano Senhor, em ti está a minha confiança desde a juventude” (Sl 71.5). Você pode dizer como o salmista? Quem é a sua esperança? A pessoa que está sentada ao seu lado? O seu salário? A sua religião? Se a sua esperança é um ser humano, uma instituição ou alguma coisa, você está depositando suas expectativas no lugar ou na pessoa errados. Deposite a sua confiança em Cristo! Fique firme mantendo o foco nEle.

Alimente-se de sua esperança. “Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Cl 2.6-8). Alimente-se de Jesus! Diante dos problemas e das dificuldades da vida, diante da espera pelo cumprimento da promessa, quando algo ficar instável, ou estiver no deserto, encha-se da esperança em Cristo.

Viva sua esperança. Josué e Calebe viveram a esperança intensamente, porque a esperança para eles não era uma teoria, não era religiosidade, mas algo que determinava o modo como viam o mundo. Por isso foram os únicos daquele povo todo que experimentaram a terra prometida. Experimentaram as promessas de Deus e mesmo diante de situações complicadas viviam a esperança dia após dia, ano após ano (confira em Js 14.6-12). Foram homens como nós mas definiram corretamente quem seria sua esperança, alimentaram a sua esperança, a viveram por toda uma vida e estão vivendo pela eternidade. E a sua história? Está sendo uma história de esperança?

0 comentários:

Postar um comentário