Não se canse de lutar contra o mal

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6.9). Quando nos encontramos com Cristo aceitamos o desafio diário de fazer o bem, e, consequentemente, de lutarmos contra o mal, pois a única forma de combater o mal é fazer o bem. É Cristo quem nos dá a graça para conseguirmos cumprir esse desafio. É Ele que nos fortalece, pois pelas nossas próprias forças jamais conseguiríamos fazer o bem ou lutar contra o mal.

Mas que mal é esse contra o qual precisamos lutar?

Não se canse de lutar contra o mal que existe dentro de você. Precisamos lutar contra o nosso próprio eu. Há uma inclinação natural de fazer o que é mal dentro de cada um de nós. A psicologia diz que somos essencialmente bons, mas a Bíblia diz que somos maus. E precisamos ser confrontados com a verdade, nós somos naturalmente egoístas.

Talvez não pratiquemos o mal socialmente condenável, mas diante de Deus o pecado é pecado, sem diferenciação entre pecado leve ou pesado. Se é pecado é pecado e pronto. Se você analisar sinceramente a semana que passou, provavelmente em algum dia o pecado predominou na sua vida. Você pode questionar: “se aceitamos a Jesus porque Ele simplesmente não anula o mal no nosso eu?” Porque essa é a nossa parte, envolve renúncia, é responsabilidade nossa.

Precisamos travar uma verdadeira guerra contra o nosso eu, estarmos sempre prontos para o combate. Quando mantemos o eu no centro é porque nos cansamos de fazer o bem. É preciso lutar contra o eu para que Deus seja o centro, para que Ele cresça e nós diminuamos.

Essa não é um apelo confortável. Não é essa a mensagem do evangelho da prosperidade que tenta transformar Deus em nosso serviçal. O Evangelho de Cristo confronta o nosso coração. É Cristo quem dá as ordens. Não se canse de lutar contra o seu eu, pois os verdadeiros discípulos de Jesus caminham em direção à cruz, não em direção ao trono.

Não se canse de lutar contra o mal que existe ao nosso redor. O mal institucionalizou-se na nossa sociedade. A miséria atinge milhões de pessoas, enquanto estamos confortáveis nas nossas casas, bem alimentados, sem nos importarmos. Atribuímos a responsabilidade ao governo e ao sistema, nos isentando para não fazemos nada. Nos cansamos de fazer o bem. Quem nos dera se, no Brasil, o número de evangélicos traduzisse o número de cristãos que realmente querem ser como Jesus, que estão dispostos a lutar contra o mal. Transformaríamos o país!

Enquanto Igreja, sabemos que é difícil combater o mal institucionalizado, mas foi para isso que Jesus nos chamou. “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gálatas 6.9). É pela graça dEle que vamos cumprir a nossa responsabilidade de expressar o amor de Deus no meio onde estamos inseridos, de alcançar outros com o amor dEle.


Fazer o bem sem nos desanimar. Lutar contra o mal, sem nos cansar. Amar, expressar o amor de Deus, sempre. Esse é o apelo que nos é feito.

0 comentários:

Postar um comentário