A esperança nunca morre





Esperança.

Acabo de “jogar” esta palavra no google e, no Português, ela se repete 16.500.000. No Inglês são 450.000.000 vezes. Muita opção de pesquisa... mas será que temos noção do que realmente é Esperança e onde a encontramos?

Esperança? Como e onde encontrá-la quando estamos diante da imensidão árida proporcionada pelos muitos problemas que passamos? Como tocar no assunto quando se perde totalmente o chão debaixo de nossos pés? Quando nossos problemas fogem totalmente ao controle a ponto de ficarmos perdidos? Faço estas perguntas como mero mortal que passou e passa por questionamentos como esses, muitas vezes frutos de um coração estraçalhado pela dor da perda de um filho amado, outras vezes vindos das grandes batalhas do dia a dia que parecem intermináveis.
Em nossa cultura existe uma expressão popular que diz: “A esperança é a última que morre”. Essa afirmação nos faz pensar que a esperança deve estar numa grande fila da morte, e quando todas as outras coisas diante dela morrerem ela também morrerá, por último, mas morrerá.
Mas será que a Bíblia sustenta esta expressão popular? Pensando um pouco no Apóstolo Paulo, ele coloca a esperança como uma das três virtudes teologais na carta aos Coríntios.
“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor”... 1 Corintios 13:13a
Ainda que Paulo coloque a esperança como inferior ao Amor em grau de importância, isso não quer dizer que ela não seja relevante. Sabemos que ela é vital no mundo decaído, corrompido, desviado, quebrado e espiritualmente morto que vivemos. Esperança é o antídoto para muita coisa que enfrentamos no dia a dia.
Sei que a rotina pode ser cheia de incentivos ao desânimo, desespero, desesperança. Inúmeros sãos os corvos que gorgeiam palavras de pessimismo e negativismo ao nosso redor, mas a esperança não pode ser somente a última que morre.
Na verdade a Bíblia não deixa dúvidas quanto à essência desse conceito. Segundo a Bíblia, “a esperança nunca morre”.
Certa feita, Jó tocou no assunto fazendo uma observação sobre a postura dos descrentes em relação à vida. Jó disse:Pois, qual é a esperança do ímpio, quando é eliminado, quando Deus lhe tira a vida? (Jó 27.8)”.
Por pensarem que a Esperança se finda, muitos descrentes perdem ótimos momentos em sua vida terrena. Por pensarem que a esperança morre, inúmeros são os desistentes na batalha da vida, perdem a batalha do bem contra o mal. A pressão do mal é exercida e os corvos gorgeiam a maldição que de fato se realiza por falta de esperança na vida daquele que a deveria ter.
Se sua mente se conformar a esta expressão, sua perspectiva ficará muito limitada. Se olhar para os problemas da vida imaginando que a esperança de resolvê-los pode morrer, ou talvez já tenha morrido, não irá muito longe, e perderá o melhor da vida por muito pouco.
Por exemplo, Paulo questiona nossa fé quando diz que “Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão”( 1 Coríntios 15.19).
Querido leitor, a Esperança nunca morre!
Quando olhamos para os problemas da vida, eles são e sempre serão grandes demais para pessoas limitadas como eu e você. De fato, na batalha contra o deserto seco, árido e escaldante de problemas que temos no cotidiano, fica quase inviável termos uma visão diferenciada e manter viva a esperança. E ainda que você esteja nesse lugar, pensando dessa forma, isso não quer dizer que a realidade seja essa, pode não ser o ponto final
A Esperança nunca morre!
Se você depositá-la no lugar certo: Cristo, você verá o impossível acontecer. Sem ela até mesmo o possível pode ser intangível.
Se depositarmos nossa esperança em Cristo, e no Seu plano maravilhoso, Ele transformará maldições em bênçãos, a sequidão do deserto será cortada por rios de água viva. Deus derramará chuva, Sua chuva transformadora sobre nossas vidas secas.
Mas para entender isso precisamos estar atentos aos sinais que ele manda em meio às dificuldades. Deus nunca, mas nunca nos abandona, às vezes nós estamos tão envolvidos em nosso deserto de problemas que deixamos de ver a grande chuva de bênçãos que está por vir.
Fique atento!
Talvez você não esteja vendo, estou aqui para alertá-lo, talvez no meio do deserto em que está vivendo neste momento tenha uma pequena nuvem to tamanho da mão de um homem que não signifique nada pra você. Talvez ela seja tão pequenininha perto de toda imensidão do deserto, mas pense, reflita, não se deixe levar pelo engano, essa nuvem pode mudar sua realidade. Esteja com os olhos fixos e atentos nela, pode ser pequena agora, mas é um sinal que a Chuva de Deus vai descer sobre sua vida com torrentes de bênçãos que você nunca experimentou.
No próximo domingo, este será o tema de nossa celebração: “A esperança nunca morre”, gostaria de convidá-lo a estar lá, se não for possível não deixe assisti-la no site igrejadocoracao.com .
Um grande e fraterno abraço e lembre-se:
A esperança nunca morre!
De Coração,
Tcharley Canutto
Pastor – igrejadocoracao.com


A série de mensagens "A esperança nunca morre" começa dia 1 de novembro e encerra dia 29 de novembro - 05 mensagens. Participe de nossas Celebrações.
Confira todas as mensagens em áudio e vídeo. Clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário